Old Newborn - ensaio de bebês após os primeiros 30 dias de vida

46
4min de leitura

Recebo frequentemente perguntas sobre os ensaios de gestação e newborn. Antes de discutir agenda e investimento, parte essencial do meu processo criativo é conhecer a história e as expectativas de cada família. Antes da pandemia, agendava reuniões presenciais para discutir detalhes sobre a chegada do bebê, rotina, comportamento, entre outros tópicos.

No auge da pandemia, não apenas as reuniões deixaram de acontecer - mas também alguns ensaios de recém-nascidos tiveram que ser adiados, junto deles, o sonho de registar os bebês nos primeiros dias de vida. Passei a estudar sobre como poderia registrar bebês "mais velhos" o que fugia do comum sobre o ensaio newborn. Encontrei alguns trabalhos, de fotógrafos fora do Brasil, que realizavam ensaios com bebês maiorzinhos no mesmo estilo do ensaio newborn.

Tive a oportunidade de conversar com esses profissionais e, nesse momento, me deparei com o termo "old newborn" até então desconhecido para mim. Eles me explicaram que em algumas regiões o frio impedia de realizar os ensaios no período a termo indicado, então passaram a se adaptar para atender essas famílias e entregar o ensaio de fotografia newborn que eles tanto sonhavam.

Atualmente, minhas reuniões acontecem por vídeo chamada. Não realizo nenhum ensaio antes dessas conversas. Elas são cruciais para mim como fotógrafa e para a família que deseja me contratar. Durante essas reuniões, traçamos todos os elementos necessários para o ensaio. É nesse momento que conheço a personalidade de cada família, do bebê e, como sempre menciono, é também o momento de quebrar o gelo - fundamental para construir confiança e conexão com a família. Assim como, avalio a possibilidade da realização do ensaio.

Essas reuniões tornaram possível a realização dos Ensaios Newborn com bebês um pouco maiores. Atualmente, faço ensaios Newborn com bebês de até 3 meses, sempre respeitando suas limitações.

ensaio de bebê no estilo old newborn bebê com mais de 30 dias realizado por aline fontes em bento gonçalves
Compartilho com vocês um pouco mais do ensaio da Maitê, que completou na mesma semana do ensaio seus 4 meses de vida!

É importante salientar que durante essas sessões, nenhum bebê é deixado chorando ou desconfortável. Os registros fluem naturalmente, mantendo a mesma serenidade dos ensaios realizados com bebês nos primeiros dias de vida. Cada sessão é uma oportunidade única para capturar a verdadeira essência e beleza de cada família.

ensaio de bebê de 3 meses no estilo newborn também chamado de old newborn realizado pela fotógrafa aline fontes em bento gonçalves na serra gaúcha
Pose em família, tradicional na fotografia newborn, com a Maitê e seus 3 meses de vida!

Old Newborn - conheça mais sobre esse estilo de fotografia

"Old newborn" é um termo utilizado na fotografia de recém-nascidos para se referir a bebês com mais de 28 dias de vida, geralmente após o primeiro mês, entre 2 e 3 meses, em oposição aos tradicionais ensaios newborn que são realizados durante os primeiros dias de vida do bebê.

Os ensaios de "old newborn" permitem registrar bebês um pouco mais velhos, quando eles já não apresentam mais os mesmos reflexos intrauterinos e têm um pouco mais de controle sobre seus movimentos. Essa abordagem da fotografia newborn é apreciada por algumas famílias, pois permite que o bebê se ajuste melhor à nova rotina e oferece mais flexibilidade aos pais, em termos de agendamento.

bebê no baldinho no ensaio old newborn realizado pela fotógrafa aline fontes em bento gonçalves na serra gaúcha
Bebê no wraping, posicionado no prop! Caracterizando uma das poses mais tradicionais do ensaio newborn!

Fotografar "old newborns" exige habilidades específicas, pois esses bebês podem ser mais despertos e menos propensos a adotar as poses clássicas dos recém-nascidos mais novos. O fotógrafo precisa ser paciente, experiente, criativo e capaz de trabalhar com a personalidade do bebê para capturar imagens adoráveis e genuínas.

Em resumo, "old newborn" se refere a ensaios fotográficos de bebês com mais de 30 dias, proporcionando uma alternativa para famílias que desejam capturar os preciosos primeiros meses de vida de seus filhos.

bebê em pose tradicional da fotografia de recem nascidos, adotando o estilo old newborn realizado pela fotógrafa aline fontes em bento gonçalves na serra gaúcha
Maitê em seu ensaio "old newborn" aos 3 meses de vida!

Vale ressaltar que, para melhores resultados, o ideal para realização do ensaio de recém-nascido e mais indicado é o que compreende os primeiros 20 dias do bebê, caracterizando o ensaio newborn tradicional, permitindo melhor desempenho e flexibilidade ao profissional que irá realizar. Esse estilo pode ser considerado para as famílias que, por forças maiores, não tiveram oportunidade de realizar o ensaio no período recomendado. Além do mais, poucos fotógrafos adotaram esse estilo. Em alguns casos, devido ao nível de dificuldade, pode ser que este ensaio tenha um investimento maior comparado a outros serviços de fotografia, como exemplo em comparação aos ensaios infantis tradicionais.

E entendam que cada situação deverá ser analisada e a reunião é uns dos fatores determinantes! Sou especializada neste estilo fotográfico, estudo diariamente para atender as necessidades e demandas dos bebês recém-nascidos, e isso, é muito além da fotografia!

Com carinho,

Aline Fontes

bebê dormindo tranquilo em ensaio old newborn realizado pela fotógrafa especialista em fotografia de recem nascidos aline fontes na cidade de bento gonçalves na serra gaúcha
Maitê em sono tranquilo e seguro durante a sessão old newborn


Old Newborn - ensaio de bebês após os primeiros 30 dias de vida

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Aline fontes ensaio newborn tardio fotografia newborn old newborn recém-nascido

Quem viu também curtiu

Newborn: Uma missão responsável!

10 Super dicas para capturar as melhores fotos do seu recém-nascido na fotografia Newborn

Cake Smash!

Olá, em que podemos ajudar?
Logo do Whatsapp