Batizado em foco: dicas e curiosidades para um registro perfeito!

131
3min de leitura

Como fotógrafa e vice-diretora da ABFRN, tenho o privilégio de registrar momentos únicos e emocionantes, como o batizado de uma criança. A fotografia de batizado é um desafio, mas ao mesmo tempo uma oportunidade incrível de contar uma história em imagens.

Uma das curiosidades sobre a fotografia de batizado é que é uma tradição que vem desde os tempos antigos. Naquela época, a fotografia não existia, mas a celebração do batismo era uma ocasião importante e festiva, que merecia ser registrada em pinturas e desenhos. Hoje em dia, a fotografia é a maneira mais comum e prática de guardar esses momentos para a posteridade.

Para capturar a essência do batismo, é importante estar atento aos detalhes. A igreja, as roupas brancas, as velas e a água benta são elementos que compõem a cena e devem ser valorizados na fotografia. Além disso, é preciso estar preparado para lidar com as diferentes condições de luz e com a movimentação dos participantes.

Uma dica importante para a fotografia de batizado é conhecer a rotina da cerimônia. Fale com o padre ou pastor responsável para saber onde e quando os momentos mais importantes vão acontecer. Dessa forma, você pode se posicionar de forma estratégica para capturar as melhores imagens.

Outra dica é fazer um ensaio fotográfico prévio com a família. Isso ajuda a criar uma conexão e a deixá-los mais à vontade na hora das fotos. Além disso, o ensaio pode ser uma oportunidade para registrar momentos descontraídos e divertidos com a criança, criando um contraste com a solenidade da cerimônia.

Por fim, é importante lembrar que a fotografia de batizado é uma forma de eternizar um momento único na vida de uma criança e de sua família. Cada imagem conta uma história e é capaz de transmitir emoções e sentimentos que ficam guardados para sempre. Como fotógrafos, temos a responsabilidade e a oportunidade de registrar esses momentos e criar memórias que serão valorizadas por muitos anos.

Para aqueles que chegaram até aqui, gostaria de compartilhar 5 dicas práticas para garantir imagens de alta qualidade em fotografia de batizados:


  • Conheça a cerimônia: Antes de fotografar um batizado, procure saber mais sobre a cerimônia e as tradições envolvidas. Isso irá ajudá-lo a escolher os momentos mais importantes e a capturar imagens que transmitem a emoção do momento.


  • Seja discreto: Durante a cerimônia, seja o mais discreto possível. Evite fazer barulhos ou movimentos bruscos, para não distrair os presentes ou atrapalhar a cerimônia.


  • Invista em equipamentos adequados: Em ambientes com pouca luz, é fundamental ter equipamentos adequados, como uma câmera com bom desempenho em ISO alto e uma lente com abertura ampla. Considere também o uso de flashes externos ou iluminação artificial, para garantir imagens nítidas e bem iluminadas.


  • Capture os detalhes: Além das cenas e pessoas, lembre-se de capturar os detalhes que fazem parte da cerimônia, como a água benta, a cruz, as velas e os paramentos. Esses elementos ajudam a contar a história do batizado e a transmitir a espiritualidade do momento.


  • Seja criativo: Por fim, não tenha medo de ser criativo e experimentar ângulos e composições diferentes. Isso pode resultar em imagens surpreendentes e únicas, que irão encantar seus clientes e contar a história do batizado de uma forma única.


Com carinho,

Aline Fontes


Batizado em foco: dicas e curiosidades para um registro perfeito!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Batizado fotografia religiosa

Quem viu também curtiu

Uma nova visão sobre a fotografia Newborn

O poder da fotografia de família: 5 razões pelas quais você deveria fazer uma sessão.

Raízes Afetivas: A Importância de Fotografar os Avós nos Ensaios de Recém-Nascidos

Olá, em que podemos ajudar?
Logo do Whatsapp