Sobre Aline Fontes

Quem sou eu?

Aline Fontes,
Fotógrafa profissionalmente desde 2014, gaúcha, natural de Rio Grande


Retrato famílias - em especial: gestantes, recém-nascidos e crianças, de um jeito único e criativo - com o propósito de capturar a essência, o sentimento e a experiência vivenciada no momento da captura de cada fotografia. Meu desafio é me reinventar a cada registro, oferecer uma nova experiência a cada ensaio.


Quem me conhece sabe o quanto sou suspeita em falar sobre meu trabalho, mas também, sabe da paixão que transborda quando começo a falar sobre o processo dos meus registros. Desde o primeiro contato e reunião - onde conversamos sobre a história da família, a trajetória, as expectativas, os sonhos e desejos sobre cada detalhe, a criação e composição do ensaio - enfim, todos os insights que irão compor o nosso registro. Sempre uso a frase "nunca será apenas sobre fotografia", e isso faz todo sentido, uma vez que estamos tendo a oportunidade de eternizar momentos, guardar memórias para a eternidade.


Por que me importo em conhecer cada história, por que me reunir e conversar com a família é tão importante? - uma questão que sempre vem a tona, a reunião, todos me questionam se realizo os ensaios somente após a reunião. A resposta é sim! Esse primeiro contato é o que define o que será do meu, do nosso registro. A fotografia que trabalho hoje, ela vem dessa entrega, dessa confiança, desse conhecimento. Da leitura da história que é relatada, contada, do cotidiano, dos gestos, das cores, dos olhares. Mesmo quando meu cliente não me conta muita coisa, é através da observação que eu o conheço, que tenho a percepção do ser - e é através disso que vou ter minha leitura fotográfica e fazer essa entrega. E é isso que torna cada registro único e original.


Chego aqui com o coração transbordando de gratidão pela confiança de todas as mais de 300 famílias que fotografei ao longo desses anos, por todas as premiações que já tive o prazer de conquistar e desejo boas vindas a todas as famílias que estão chegando por aqui e espero ter a honra de também registrar a tua família em breve!


Com carinho, Aline Fontes